quarta-feira, 22 de maio de 2013

Cultura é Currículo - Escola em Cena - Sesc Sorocaba - Exposição "Manifestações da Fé"


O Programa Cultura é Currículo faz parte das ações da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo que busca a melhoria da qualidade do ensino nas escolas estaduais. Promove, todos os meses, a oportunidade dos alunos terem contato com as mais diversas manifestações culturais da região onde está inserida a escola. Há vários seguimentos desse programa, os projetos: "Escola em Cena", "Lugares de Aprender: a Escola sai da Escola" e "O cinema vai à Escola".


No mês de maio a escola teve a oportunidade de ir a exposição artística "Manifestações da Fé", que foi incluída no projeto Escola em Cena. 
Acompanhados pelas professoras Jucilane B. de Oliveira (Artes) e Priscila C. Silva (História), os alunos do 3º ano A (período noturno) puderam ampliar seus conhecimentos, observando  a exposição de obras de arte com o tema da religiosidade popular bem marcado.


Alunos do 3º A e a professora Jucilane (à esquerda da foto, em primeiro plano).

Instalado no Sesc Sorocaba, sob a curadoria de Ricardo Amadasi, a exposição conta com as mais diversas formas artísticas, indo desde esculturas, pinturas, e xilogravuras.
A presença especial de Mestre Molina (artista autodidata) é o grande destaque do acervo de arte popular do Sesc.

Conjunto de peças articuladas - esculturas do Mestre Molina.

Alunos observando a arte popular, articuladas e movimentadas, do Mestre Molina.

Há também a presença das esculturas do Mestre Deda, imagens dos santeiros de Manuel Labareda, pinturas da coleção Naif e xilogravuras de Stênio Diniz, além de outros artistas que retratam a arte popular da religiosidade brasileira de forma bem característica.

Entalhe em madeira (1977) - "Santa Ceia" de Boaventura Louco



Esculturas de diversos artistas, entre eles Deda, Daniel, José Anjo, Chico Torres, Cornélio, Benedito de Olinda, Jorge, e muitas outras de autores desconhecidos.


Quadros de Fidelis, Antônio Pereira da Silva, Ivan da Silva Morais, Tânia de Maya Pedrosa, Val Bonfim, Iaperi Santos de Araújo, entre muitos outros.


Escultura "São José" em destaque, do artista Zé Alves (1983).

A cultura brasileira foi construída com base nas manifestações religiosas, estas criadas de forma sincrética. As diversas regiões que constituem o Brasil adiciona uma característica ímpar a cada manifestação artística. O período Barroco foi o grande expoente de artistas populares, porém essa forma popular de arte ainda é muito presente nos dias atuais.
Por meio do contato de diversos artistas populares, retratando as raízes do nosso país, os alunos do 3º ano A puderam enriquecer seu repertório de conhecimentos, que, com certeza, será muito utilizados nos exames vestibulares no fim do ano.

Agradecemos ao Projeto Escola em Cena que propiciou esse contato e ao Sesc Sorocaba pela calorosa acolhida - em breve retornaremos!! 


Por: Profª Coord. Marcia Chinaglia Zabotto
Fonte:  SESC. Manifestações da Fé: arte popular no acervo Sesc de arte brasileira.

SESC Sorocaba: Rua Barão de Piratininga, 555 - Jd. Faculdade. 
Período de visitação: de 19/03 a 30/06


Nenhum comentário:

Postar um comentário